0


Piano Mágico, Orgão Mágico, A Prostituta Virgem, Casei com a minha irmã e Flauta Mágica, são alguns dos livros de Eurico A. Cebolo, um dos nomes incontornáveis da literatura de ensino musical, que também produzia romances, romances esses tinham quase sempre uma temática mais adulta.

Eurico Augusto Cebolo nasceu a 28 de Outubro de 1938, na região de Trás-os-Montes, tendo feito os seus estudos no colégio João de Deus no Porto, onde demonstrou desde cedo ter um talento para a escrita, e chegava a desenhar histórias de banda desenhada, que vendia depois aos amigos.

Na adolescência, foi com a família para Moçambique, onde começou a ganhar gosto pela música e envolveu-se nesse meio, tornando-se compositor e músico de qualidade, vencendo vários prémios em diversos certames internacionais.

Mas em 1975, durante umas férias no nosso país, sofre um acidente de viação, quando um camião choca violentamente contra o carro onde ia. O seu primo, o condutor do carro, tem morte imediata, enquanto que Eurico sofria complicações na sua mão direita, perdendo 50% do controle da mesma e tendo que abandonar assim a sua carreira de músico.



Dedicou-se então à escrita de livros para o ensino musical, dedicando-se a algum instrumento musical, ou somente à música em si. Quase todos tinham a palavra "mágica" no título, e com umas capas sempre meio estranhas, onde o instrumento era acompanhado por crianças, animais ou pessoas em diversas poses.

Piano Mágico, Flauta Mágica, Acordeão Mágico, Tocar Concertina, ou Tocar guitarra baixo, eram apenas alguns dos livros com essa temática educativa, e eram também traduzidos para inglês e francês.

Mas Eurico dedicou-se também a uns romances, quase sempre focados em temáticas como o incesto, ou com uma forte componente sexual. A Filha do Padre, A Prostituta Virgem, Incesto sem Pecado ou Falo Perdido são alguns desses títulos, que lhe granjearam alguns fãs e uma espécie de seguimento de culto.


Em 1999,  foi a música com letra e música de sua autoria que venceu as Marchas de Lisboa, feito que repetiu no ano seguinte. Hoje em dia tem uma loja de música na Rua da Boavista no Porto, onde atende os clientes e continua a ensinar tudo o que sabe sobre música.









Enviar um comentário Blogger