0

A RTP transmitia bastante cinema nas décadas de 70 e 80, e não ficava somente pelo anglo-saxónico, dando-nos a conhecer filmes de outros países Europeus e não só. Os filmes do Gendarme de Louis de Funès fizeram bastante sucesso por cá, um humor que assentava nas expressões faciais do seu actor principal e que tornou a personagem bastante popular um pouco por todo o mundo.

Louis de Funès foi eleito não há muito tempo o actor favorito dos Franceses, o que prova a qualidade e impacto que este artista teve no cinema Francês e que o ajudou também a ser popular noutros países (é uma figura muito querida em Portugal, Brasil, Alemanha, Turquia e outros da chamada cortina de ferro),  Foi muito activo na década de 50, mas a sua personagem mais popular, e aquela que o tornou conhecido em diversos países, foi a de um polícia (um Gendarme) que liderou a bilheteira nos 6 filmes que estrearam entre 1964 e 1982.

Dirigidos por Jean Girault, os filmes de Gendarme de Louis de Funès, dependiam muito das expressões faciais do actor que era conhecido como o rosto mais rápido de França por conseguir mudar de expressão muito rapidamente, isso ajudava ao ritmo cómico de toda a série de filmes e a que se tornasse fácil simpatizar com este pobre desgraçado.

Em 1964 saiu Gendarme de Saint Troupez, onde o Gendarme Cruchot é transferido para essa localidade juntamente com a sua filha. A caça aos nudistas é o tema principal da trama, com situações hilariantes de nudistas a serem caçados por polícias. No ano seguinte sai o segundo filme, que leva o Gendarme a Nova York e aborda a rivalidade entre estes dois povos, com situações hilariantes a decorrer disso mesmo.


Em 1968 saiu Gendarme casa-se, que para além de mostrar Cruchot a apaixonar-se por uma viúva de um coronel, joga também com o facto dos polícias quererem impedir a alta velocidade nas estradas. Em 1970 vemos a carismática brigada de polícias a lidar com a sua reforma e consequente substituição por alguns mais novos, mas quando eles se fartam de estar sem fazer nada e voltam à activa de forma clandestina, aí é que a confusão começa.

Em 1979 voltou a sair um filme com Gendarme, desta feita rendendo-se à popularidade das películas baseadas no espaço com Gendarme e os Extra terrestres, com a divertida troupe de polícias a lidar com clones e um estranho disco voador. Em 1982 saiu a última aventura do polícia mais famoso de todos os tempos, Gendarme e as Gendarmettes, que lidava com o facto de estarem a ser treinadas mulheres para actuarem ao lado da brigada de polícias, algo que não agradava às esposas destes e assim instaurou-se a confusão.

Era comum alguns destes filmes serem transmitidos ao Domingo à tarde, apanhando assim a família junta e todos se divertirem com algo que podia ser visto por todos. Quem se recorda disto?








Enviar um comentário Blogger