0


Hoje falo de um objecto que atravessou gerações, o Hula Hoop. Em ginástica ou para uma simples brincadeira, este aro colorido existe há décadas, mas foi nos anos 60 que teve um dos seus melhores períodos.

Sempre existiram brincadeiras com aros, mas o Hula Hoop como o conhecemos apareceu em 1958, inventado por Arthur K. Melin e Richard Knerr. São fabricados de diversas formas, mas o plástico é o mais habitual tanto na variante para adulto com 1,02m de diâmetro, ou a para crianças com 72cm.

Nos anos 60 chegavam a ser produzidos mais de 50 Mil por dia, de modo a satisfazer a procura que tinha devido a uma excelente campanha de marketing e ofertas promocionais. Foi sempre fabricado e publicitado como brinquedo, mas as características para a ginástica e exercício físico estiveram sempre presentes, começando a ser mais usado nesses sectores também.

Começaram a existir concursos e competições para se baterem recordes de quanto tempo se aguentava com um hoop, ou de quantos se conseguia utilizar ao mesmo tempo. O de maior tempo pertence a Aaron Hibbs dos EUA, que em 2009 esteve 74 horas a rodar um hoop com o seu corpo.Em Abril de 2014, Marawa conseguiu colocar 160 em movimento ao mesmo tempo.

Por cá foi algo que nunca pegou muito, tendo nos anos 80 o seu melhor período, muito por culpa do Júlio Isidro que promovia competições no seu programa Arroz doce. Sempre foi algo muito associado às meninas, apesar de ser algo direccionado para ambos os sexos. Nunca fui bom com isto, as minhas primas tinham e cheguei a experimentar, mas nem com a variante de rodar só no braço me safava.










Enviar um comentário Blogger