0

Antes da invasão "Oriental" dos animes tivemos a invasão Britânica, com a RTP a transmitir vários desenhos animados e programas em stop motion oriundos de Inglaterra. O Gato Henrique chegou só na década de 90, mas mantinha algumas das características que nos fizeram apaixonar por estes desenhos.

Henry's Cat (o Gato Henrique) foi criado por Stan Hayward em 1983 para a BBC, chegando a ganhar um prémio BAFTA para melhor curta de animação. Realizado por Bob Godfrey, foram feitos cerca de 51 episódios que mostravam as aventuras de um gato amarelo descontraído e sonhador, que adorava comer gelados e divertir-se com os seus amigos.

Curiosamente nunca apareceu o dono dele, o que até foi bom para a tradução Portuguesa, já que o nome de Henrique é do dono e não do animal. Havia ainda um coelho azul (melhor amigo do gato) e um rato sendo que um era o oposto do outro, o coelho todo dinâmico e o rato todo calmo e cabisbaixo. Outros animais faziam parte do gangue, que faziam a cabeça de um guarda que não tinha paciência para as brincadeiras do grupo ou de um fazendeiro que não era nada fã do protagonista da série.

Foi transmitida em 1991 pela RTP 1, com voz de José Neto que fazia as vozes todas e a narração, ao bom estilo destas séries Inglesas. Quem via?


                     










Enviar um comentário Blogger