0

A RTP costumava transmitir algumas séries de Stop Motion nos anos 80, quase todas eram bastante interessantes e o Bombeiro Sam não era excepção. Havia algo nestas séries Inglesas que nos faziam ficar a ver aquilo, apesar de ser bastante calmo e dócil, quando por norma preferíamos as mais movimentadas.

O Bombeiro Sam foi uma criação de Dave Gingell e Dave Jones, dois ex-bombeiros que pretendiam assim mostrar aos mais novos como era a vida de bombeiro. Nós já estávamos habituados a ver séries do género na RTP, o Carteiro Pat era outro exemplo, e por norma não desgostávamos destes programas mais calmos, a mostrarem uma profissão comum e aventuras básicas do dia a dia.

Foram produzidos mais de 30 episódios no País de Gales, no género Stop Motion e que para além de mostrar a vida de bombeiro, apresentava valiosas lições de como proteger o meio ambiente e de como o devíamos respeitar. Eu achava piada também a todas as vozes serem de uma só pessoa, até acho que era algo que ajudava à "calmaria" que emanava destes episódios.

Em 2004 foram produzidos novos episódios, desta vez sem ser em stop motion e já com diversos actores envolvidos na dobragem, para variar e como tantas outras do género não teve o mesmo charme da original.

Foi transmitida em 1989 com uma dobragem Portuguesa, mas mantendo os nomes em Inglês, algo que também era comum na altura, ao contrário de agora que se decidiu aportuguesar os nomes e as situações.












Enviar um comentário Blogger