0


Mais um daqueles jogos que caía na categoria "quanto mais barulho, mais divertido", um jogo popular da Estrela e da MB, o Jogo da Operação foi mais uma daquelas febres dos anos 80 que todos queriam experimentar.

O Jogo Operation (Operação ou muitos lembram-se como Operando) foi criado por John Spinello em 1964, que depois o vendeu por uma bagatela ao gigante Milton Bradley que tratou de popularizar este brinquedo nos Estados Unidos e mais tarde um pouco por todo o mundo. Neste momento é a Hasbro que produz isto e os lucros ascendem a mais de 40 Milhões de dólares, o que o coloca num dos mais rentáveis de todos os tempos.

Por cá tornou-se popular com um anúncio nos anos 80 que nos mostrava uma equipa de cirurgiões em redor de uma maca, mas que depois víamos que estavam atrapalhados com este brinquedo e via-se depois um grupo de crianças bem divertido com este jogo. E porque não haveríamos de estar? Era mais um jogo barulhento (com pilhas), e que vibrava e dava pequenos choques a quem não estivesse a jogar bem. E mais um produto da MB (que no anúncio mostra o jogo com palavras em Espanhol e que nos fazia mais uma vez pensar que esta marca era Espanhola).

O nosso paciente tinha um nariz vermelho (que acendia quando falhávamos) e vários buracos onde se encontrava aquilo que tínhamos que tirar, que ia desde algo no tornozelo a algo no coração, de trocadilhos a ver com borboletas no estômago ou água no joelho e ainda nomes como Wish Bone ou Funny Bone.

O conceito consiste em tirar umas cartas que nos iriam dizer o que tínhamos que tirar e quanto dinheiro iríamos ganhar com isso, e depois com umas pinças tentávamos tirar aquilo sem tocarmos nas laterais ou perdíamos logo ali. Nunca joguei isto, mas sempre me pareceu bem divertido e sempre tive alguma vontade. No Brasil também teve sucesso, distribuído pela mítica Estrela, foi também um dos brinquedos mais desejados em vários Natais dos anos 80 e 90.

Curiosamente há pouco tempo organizou-se um crowfunding para ajudar o criador deste jogo, que precisa de dinheiro para uma.. bem.. operação.









Enviar um comentário Blogger