0
Imagem do Enciclopedia Cromos

A RTP tem uma longa história de concursos Infantis, e no final da década de 80 Carlos Ribeiro conduzia o Arco Íris , um programa que tinha provas que iam das típicas perguntas e respostas, a provas que envolviam prestação física por parte dos concorrentes.

O Concurso Arco Íris teve duas temporadas, uma de Novembro a Julho de 1986 e a outra de Outubro a Julho de 1987, teve apresentação a cargo de Carlos Ribeiro e que teve a particularidade de sofrer várias modificações ao longo dos meses que esteve no ar, sofrendo sempre algumas mudanças que permitiam ao programa permanecer fresco e não cansar o público infantil. Era transmitido pela RTP aos Domingos, e a simpatia e à vontade do veterano da rádio Carlos Ribeiro fez com que tivesse muito sucesso junto da criançada.

Foram 68 programas, onde duas equipas compostas por três elementos (podia ser mista) com idades compreendidas entre os sete e os doze anos se enfrentavam em provas de perguntas e respostas, trabalhos manuais, provas que envolviam esforço físico, jogos de palavras entre outras que incluíam até uma peça de teatro (com texto de Carlos Pinhão). Nos últimos 12 programas criaram a novidade de ter uma equipa (também mista) composta por três pais, encurtando-se também para uma hora a duração do concurso, já que a hora e meia anterior era muito desgastante para todos os envolvidos.

Como todos os programas e concursos infantis dos anos 70 e 80, também tínhamos números musicais que iam de artistas tão diversos como o Rão Kyao ou os Heróis do Mar, além de obviamente os grupos infantis como Onda Choc ou Ministars. Também existia um actor residente, que dava a todos uma explicação de algum facto histórico, interpretando uma personagem conhecida.

A conhecida marca de bolos Dan Cake patrocinava o programa, que no segundo ano viajou por todo o país, sendo filmado em diversas salas provando assim a força e sucesso que este tinha junto da pequenada. Para além disso teve uma diversa gama de merchandising, que iam dos jogos didácticos a cd's de música. Não apanhei muitas edições deste concurso, por isso não posso opinar muito, mas nunca fui muito fã do género. Alguém aqui via e era fã?





                   

Info e imagem de cupão retiradas do http://brincabrincando.com/
Vídeo do canal Lusitania TV















Enviar um comentário Blogger