0

Duas versões em duas línguas diferentes mas um sucesso a escala mundial, eis o que a música 99 Luftballons/99 Red Balloons alcançou durante a década de 80. Uma canção pop com um refrão super animado qualquer que fosse a sua versão, foi o maior êxito da banda Nena e uma presença nos tops 10 em vários países nos anos 80.

A música 99 Luftballons foi o single de maior sucesso do álbum do mesmo nome da banda germânica Nena, uma canção que protestava contra o processo nuclear mostrando como o lançamento de uma série de balões de hélio na Alemanha, que faz com que os governantes Alemanha de Leste entendam nos radares como um ataque de mísseis e iniciam assim uma guerra nuclear.

Kevin McAlea escreve uma versão em inglês para a banda se internacionalizar, mudando um pouco a mensagem anti Nuclear mas permanecendo com a ideia fulcral da coisa. Pela América e Austrália a versão original permaneceu como a favorita enquanto que em muitos países da Europa (como o Reino Unido) foi a versão em Inglês a aparecer nos seus top's.

Por cá foi a versão original a fazer sucesso, assim como assim inventávamos sempre parte da letra, mas em Alemão a música parecia ter outro impacto e preferíamos ouvir aquela versão. A música continua a fazer parte da cultura pop, ganhando destaque no mítico jogo GTA Vice City e no filme Watchmen, muitos anos depois de ter sido lançada em 1983.















Enviar um comentário Blogger