0

As Pastilhas Elásticas são uma das coisas mais apetecíveis para uma criança, e as que cresceram na década de 70 e 80 não eram diferentes e mascavam todo o tipo de pastilha, incluindo umas que não eram lá grande coisa como era o caso das Piratas.

As Pastilhas Pirata eram um produto nacional, distribuído pelo Fomento Eborense limitada e feito na fábrica Diana em Évora. O grande trunfo desta pastilha era a sua constante publicidade em revistas juvenis e de banda desenhada, a própria marca chegou a editar uma revista juvenil de grande sucesso, que foi publicada durante 14 anos com o seu primeiro número a ser lançado em 1965.

Chegaram a fazer um clube, e o clube Pirata foi bem importante para muitos jovens, chegou a ter mais de 90 Mil sócios, numa altura em que não abundavam este tipo de clubes.

Para além das revistas e do clube, também eram dados alguns brindes com a pastilha, sendo que por norma os cromos eram o mais comum podendo vir também (ou não) uma caderneta. A dos Aviões a jacto foi das mais conhecidas e mais adoradas por todos.

O curioso é que não era de longe a pastilha preferida do pessoal, especialmente nos anos 80 com a concorrência das Super Gorila, eram rijas, com pouco sabor e muito corante à mistura mas era, para variar, mastigada sem problema por qualquer criança a quem a dessem.

Foram membros do clube Pirata? Gostavam mais dos brindes ou da pastilha?










Enviar um comentário Blogger