0

Hoje falarei aqui de um anime de sucesso no nosso País, o das Navegantes da Lua, um programa que já foi transmitido em vários canais no nosso País e sempre com algum sucesso. Baseado num conhecido Mangá, este desenho animado percorreu gerações e continua a encantar tudo e todos com a sua boa dobragem em Português e história animada.

Foi mais uma produção da Toei Animation, com uma temporada de 46 episódios lançada em 1992 e baseada em parte no Mangá de Naoko Takeuchi (de 1991) que passou no nosso País com uma dobragem em Português de sucesso, com um genérico que ainda hoje faz as delícias de muitos. Segundo a pesquisa que fiz, a série estreou na SIC em 1994 (no Super Buéréré) mas tinha a impressão de ter visto isto no segundo canal, mais alguém partilha dessa ideia ou é apenas um devaneio meu? Se isso realmente aconteceu, é mais um daqueles casos raros de um programa que deu nos 3 canais Portugueses, já que a TVI também transmitiu isto (em 2000) no Batatoon. Mais recentemente, tivemos oportunidade de rever isto no canal Panda, que tem dado os episódios todos no horário nobre.


A dobragem era dirigida por António Semedo e Fernanda Figueiredo com nomes como a Cristina Cavalinhos ou Cristina Paiva a fazer parte do elenco, enquanto que a fabulosa música do genérico pertencia a José Natário e Emanuel Lima. O Estúdio Novaga fez um bom trabalho na adaptação, tentando adaptar o lado um pouco "louco" do anime, em especial da protagonista que era meio "aluada" (perdoem a piada fácil).

Bunny (Fernanda Figueiredo) tinha 14 anos e vivia a vida de um modo despreocupado e alegre na capital do Japão, que um dia salva um gato de um bando de crianças que o estava a maltratar e decide adoptá-lo. O problema foi que chegando a casa o gato começa a falar, assustando completamente Bunny e dizendo-lhe que agora iria virar uma guerreira que tinha como missão encontrar a Princesa da Lua. O gato Luna (António Semedo) ajuda-a a ganhar os poderes com a oferta de um alfinete que a torna assim numa Navegante da Lua que irá ter ajuda de 4 outras guerreiras, a Navegante de Mercúrio (Isabel Wolmar), Navegante de Júpiter (Cristina Cavalinhos), Navegante de Vénus (Cristina Paiva) e Navegante de Marte (Cristina Cavalinhos). Todas juntas combatiam o reino das trevas e tentavam salvar e encontrar então a princesa da Lua.

Não era muito fã disto, nem quando repetiu, mas mais uma vez a dobragem ajudava a que eu tivesse algum interesse a ver isto por mais do que uma vez. E quem não se lembra da frase "Em nome da Lua eu vou castigar-te"?

Vive a vida,
como uma festa,
Sob o vento
da floresta.

Lua navegante,
segue o teu rumo.
Vai em ti a paixão
Do meu destino.
Com o teu poder e a tiara,
E com o meu gato Luna
Vamos vencer as batalhas,
Dessas causas esquecidas.

Luna, Luna, conto contigo
Nestas lutas
Contra o inimigo
Monstros, sonhos são
Lendas ou imaginação
Luna, Luna, vem
Lutar pelo bem.







Enviar um comentário Blogger