... do Chapi Chapo - Ainda sou do tempo

domingo, 22 de setembro de 2013

... do Chapi Chapo


Houve desenhos animados na nossa infância que nos marcaram mais por serem surreais do que propriamente por gostarmos de os ver, e Chapi Chapo é um bom exemplo disso. Uma produção Europeia em Stop Motion que fez sucesso na sua primeira passagem nos anos 70 e na sua reposição na década de 80.

Criada por Italo Bettiol e Lonati Stephano em 1974, Chapi Chapo foi uma série Stop-Motion Francesa com 60 episódios produzidos pela Belokapi. A RTP transmitiu por cá no final da década de 70, com a curiosidade de ser ainda a Preto e Branco tornando ainda mais surreal aquilo tudo. Quando repetiu nos anos 80, já muitos de nós a conseguimos ver a cores, como no meu caso que dei uma ou outra olhada a isto mas mais por causa da magnífica música de François de Roubaix que me captava a atenção.

O conceito da série era simples, eram 2 miúdos que se viam em braços com alguns problemas e os quais resolviam sempre antes do final de cada episódio. Simples e directo, tudo colorido com um mundo abstracto cheio de figuras geométricas que tornavam aquilo tudo muito estranho.

Quem se lembra de ver isto?