0

Vereda Tropical foi uma das novelas com maior sucesso da década de 80, tanto em Portugal como no Brasil. Foi a estreia do autor Carlos Lombardi e tinha a particularidade de trazer a equipa da novela Guerra dos Sexos, algo que era usado na publicidade de Vereda Tropical no nosso País e que a tornou um caso sério de audiências.

Foi exibida no horário das 19 horas da Globo entre 23 de Julho de 1984 e 2 de Fevereiro de 1985, teve 167 capítulos e o sucesso no Brasil foi tanto que chegou a ter 62 pontos de Ibope e ajudou ao lançamento de um perfume com o nome de Vereda Tropical que vendeu bastante nesse Verão. Em Portugal começou a ser transmitida a 7 de Abril de 1986 mas foi para o horário do almoço na RTP 1 (pelas 12h30), o que não a impediu de ficar bastante popular entre o público Português e a atingir bons níveis de audiência.

Começaram a existir queixas dos Telespectadores acerca do horário em que era transmitida, e por isso a 2 de Junho a RTP começou a emitir a novela às 22h30 na RTP 2 desde o início, dando 2 episódios por dia até que no final de Julho os episódios inéditos eram emitidos à noite e à hora de almoço continuava a ser transmitido um episódio.

O humor foi o prato forte desta telenovela, recordada como um dos maiores êxitos do género. No dia 10 de Outubro, dia em que foi ao ar, na RTP 2, o último capítulo, Vereda Tropical foi notícia no Telejornal, que mostrou várias imagens do desfecho que nenhum telespectador poderia perder. Foi daquelas novelas que deixou saudades mal terminou, apesar de podermos continuar a ver ela à tarde até Novembro.

Walmor Chagas, Marcos Frota, Maria Zilda e Lucélia Santos eram alguns dos nomes que podíamos encontrar todos os dias na nossa Televisão, sendo que tínhamos de novo direito a um confronto entre Zilda e Santos, só que desta vez com os papeis de mocinha e de vilã trocados em relação à Guerra dos Sexos.

O Futebol e o Corinthians tinham grande destaque na trama, assim como o movimento sindicalista que assolava o Brasil na altura, tudo apresentado de uma forma leve e muito divertida.

Por cá o núcleo da cantina da dona Bina teve um enorme sucesso, tanto que chegou a virar uma peça de teatro e tudo, fazendo a actriz Geórgia Gomide virar um caso sério de popularidade no nosso País. Vereda Tropical podia ser vista um pouco por todo o lado, desde t-shirts com o logo da novela a serem vendidos em qualquer lugar até aos estabelecimentos que abriram com esse nome em Portugal.


Em Coimbra existe um Restaurante Vereda Tropical, na Rua Alexandre Herculano. Já em Ovar, podemos ver a Sapataria Vereda Tropical, na Praça da República. Por outro lado, em Cucujães (Oliveira de Azeméis) houve durante algum tempo o Vereda Tropical Minimercado, que fechou há muito tempo. Isto é prova suficiente do impacto que isto teve no nosso País e apesar de outras novelas serem sempre recordadas com muito carinho e saudade, este foi um caso sério de audiência e popularidade apesar de nem sempre ser mencionada dessa forma.






Alguma da informação foi retirada do site Brinca Brincando










Enviar um comentário Blogger