4

O filme Top Gun - Ases Indomáveis foi um daqueles que definiu a década de 80, uma película que apostou em forte na banda sonora e em definir a moda, com alguns produtos que todos queriam ter para ficarem mais parecidos com o protagonista.

Dirigido por Tony Scott e produzido por Don Simpson e Jerry Bruckheimer, o filme foi lançado pela Paramount Pictures em 1986 e revolucionou a indústria cinematográfica, mostrando que a música podia ajudar, e muito, a impulsionar o sucesso de um filme. A moda também foi algo importante, todos queriam os óculos de Sol e o blusão que a personagem do Tom Cruise usava, até houve uma febre de colocar "remendos"coloridos e publicitários em blusões para ficar mais cool.

Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise), era um piloto conhecido pela sua irreverência no ar e é enviado para uma escola própria para o melhor dos melhores, a escola Top Gun. Ele vai para lá com o seu parceiro Nick "Goose" Bradshaw (Anthony Edwards), que é o oposto de Mav, mais calmo, ponderado e respeitador das regras.

Um dos momentos mais marcantes do filme é quando Mav corteja aquela que vai ser o seu interesse romântico, Charlotte "Charlie" Blackwood (Kelly McGills), cantando num bar a música romântica "You've lost that lovin' feelin'" para gáudio de todas as mulheres que estavam a ver o filme.

As cenas de acção e romance eram sempre acompanhadas por músicas que ficaram tão ou mais famosas que o filme, como Danger Zone do Kenny Loggins ou Take my Breath Away dos Berlin, isto apesar do par romântico ter pouca química e ela parecer bem mais velha que ele.

Na academia existia conflito com um dos pilotos, Tom "Iceman" Kazansky (Val Kilmer), que odiava a atitude descontraída e rebelde de Mav, e os seus instrutores também não eram muito fãs disso mas admiravam depois o seu comportamento no ar e a sua entrega à equipa.

Tom Skerritt e Michael Ironside eram dois dos actores mais experientes no elenco e interpretavam o papel desses instrutores. O filme fez mais pela Força Aérea do que todas as campanhas de recrutamento, deixou as forças armadas na moda e todos queriam se alistar à conta deste blockbuster.

O filme mostra a típica redenção do piloto rebelde e de como outros pilotos que eram contra esse piloto, acabaram por o admirar e ficar do lado dele. Foi um sucesso no VHS e depois começou a ser transmitido pela RTP, e quando foi transmitido pela primeira vez numa Lotação Esgotada e a revista da Tv Guia esgotou devido a trazer a capa para colocarmos na caixa da K7.

Ainda hoje o filme faz sucesso quando é transmitido por algum canal por cabo, muito provavelmente por deixar muitos a pensar noutros tempos em especial aqueles onde viram o filme pela primeira vez.






Enviar um comentário Blogger