1

A RTP transmitia uma boa dose de Animes na década de 80, fossem as versões originais Japonesas fossem versões censuradas dos Estados Unidos como foi o caso de Star Blazers, que recebeu o nome por cá de Força Astral.


A série era baseada no Anime Japonês Uchuu Senkan Yamato (nave espacial Yamato), produzido no Japão a partir de 1974 por Yoshinobu Nishizaki e Leiji Matsumoto, um programa de enorme sucesso com uma história bem adulta e à frente do seu tempo, sendo um sucesso nos países onde foi transmitido, como no Brasil onde ficou com o nome Patrulha Estelar.

No ano de 2199, cria-se uma nave espacial baseada no navio Yamato, que fora afundado na segunda guerra mundial e famoso pela grande coragem dos seus homens sendo assim usado como a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do terrível Império de Gamilon.


Esta versão ocidental fora adaptada de forma diferente para a América, visto que a série tinha fortes influencias na 2ª grande guerra que exaltava a marinha japonesa pela sua coragem, o que logicamente não podia ser explorado nesta versão. Assim muita coisa foi mudada para agradar ao público Americano, a começar pelo nome da nave Yamato que passou então a ser Argo. No anime, para quem se lembra e viu a série, há fortes indícios que os malvados Gamilons eram de facto uma alegoria aos Americanos, e existem várias batalhas no anime que são inspiradas em algumas das batalhas mais sangrentas entre Japoneses e Norte-Americanos.

Mesmo com todas estas mudanças, também este anime conseguia ter uma história adulta e uma carga emocional muito forte para além de acção constante e personagens com algum carisma.

Lembro-me de ver isto na RTP 2 pela hora do almoço a dada altura da década de 90, ficava fascinado com aquele genérico com uma música meio militar e com toda a acção que acontecia nos episódios. Tenho boas recordações e gostava de rever isto com alguma atenção.









Enviar um comentário Blogger