6

O Batatoon foi um dos programas infantis de maior sucesso em Portugal, foi transmitido pela TVI no final da década de 90 e foi um caso sério de popularidade no nosso País.

Sempre existiram programas com Palhaços na Televisão Portuguesa, existiu o Circo Alegria na RTP e na própria TVI foi transmitido um programa com o nome Vamos ao Circo, mas foi em Novembro de 1998 que se decidiu criar um programa de Palhaços que transmitisse também Desenhos Animados, tivesse sketches divertidos, números musicais e muitos passatempos e concursos didácticos e muito divertidos.

O palhaço Batatinha (António Branco) já era bastante conhecido do público Português, e juntamente com o seu parceiro Companhia (Paulo Guilherme) apresentou diversos programas e especiais televisivos e foram por isso a aposta lógica da produtora Miragem, que em Novembro de 1998 convence a TVI a transmitir um programa infantil diário, o Batatoon.

De um momento para o outro aquilo tornou-se um caso sério de popularidade, vendendo Merchandising de todo o tipo (cd's, material escolar, revistas, etc) e dominando por completo as audiências. Era transmitido em directo e com muito público infantil para vibrar e aplaudir os convidados musicais ou participar nos concursos que animavam o programa.

Também haviam algumas reportagens e sketchs humorísticos, e claro os desenhos animados, que incluíram alguns grandes sucessos como a Lenda do Zorro, Samurai X, Navegantes da Lua, Cow and Chicken, Dartacão ou Digimon.

O exagero do Batatinha conquistava as pessoas, todos se riam quando ele agarrava no comando gigante e dizia "Comando na mão, e carrega no botão" ou quando fingia entregar uma prenda ao telespectador mandando o artigo contra o cameraman. Havia também o Microgaitas (microfone do Batatinha) e o sapo Xixi (DJ que punha músicas) entre outras personagens que compunham o elenco do programa.

O programa chegou ao fim, segundo o que se diz, após uma discussão acalorada (chegando a vias de facto supostamente) entre os 2 palhaços no programa de 15 de Março de 2002, levando então a que o Batatoon chegasse ao fim e só voltasse a ser transmitido em 2006 aos Domingos de Manhã. Nunca mais voltou a ter o sucesso que tinha no começo do Século XXI, mas deixou a sua marca na história televisiva.











Enviar um comentário Blogger