1

Laranjina C foi mais um daqueles produtos marcantes no nosso Portugal, uma bebida muito popular que vinha numa garrafa original que faz com que ainda hoje permaneça no nosso imaginário.

Foi em 1926 que a empresa Francisco Alves e Filhos começou a sua actividade na Venda do Pinheiro, e no começo a sua distribuição raramente ultrapassava os limites do concelho de Mafra. Mas com o final da 2ª Guerra Mundial, a empresa dá o grande passo e lança no mercado a Laranjina C, com a sua garrafa original e distribuição a nível nacional. As garrafas da empresa ostentavam a forma da mole granítica de Mafra e a designação de Convento, ficando com uma forma arredondada a lembrar uma laranja.

Nos tempos dourados da companhia, era comum ver bastante publicidade à marca um pouco por todo o lado, chegando a patrocinar equipas de desporto como a de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal. Ainda era uma marca forte nos anos 70, mas apanhei a sua fase descendente quando perdia o lugar para outros produtos nos anos 80.

Segundo sei a empresa chegou a acordo com uma multinacional e introduziu no nosso País o refrigerante Trinaranjus, tendo depois que optar por um dos sumos. Mesmo assim ainda bebi uns quantos, lembro-me de não desgostar do sabor mas de achar mais piada à garrafa onde vinha.









Enviar um comentário Blogger