3

Sábado era dia de trazer um VHS da dupla Bud Spencer e Terence Hill do video clube, o meu pai assim exigia e eu também não me chateava nada com isso. Era certo e garantido que nos iríamos rir e nos divertir com os filmes de estes dois e por isso era uma tradição que era cumprida à risca.

Carlo Pedersoli e Mario Girotti eram dois actores Italianos, que no final da década de 60 alteraram os seus nomes para Bud Spencer e Terence Hill e começaram a protagonizar filmes em conjunto, que iam deste o Western Spaghetti ao género acção-comédia, todos eles com algum sucesso pela Europa e não só.

Por cá eles foram um sucesso das k7s VHS, todo o mundo alugava-as e por vezes combinava-se uns encontros para se ver os filmes em grupo de amigos. No Brasil para além de também serem um sucesso nas locadoras, eram uma constante nas sessões da tarde de alguns canais de TV, ajudando a que esta dupla fosse bem sucedida também nesse País. O facto de Bud Spencer também falar Português, por ter trabalhado no consulado Italiano no Brasil, ajudava a esse sucesso já que fez a dupla visitar o País por algumas vezes e aparecer em programas de TV como os Trapalhões, onde foram entrevistados.



Um dos meus filmes preferidos da dupla é A Super Patrulha / Dois Tiras fora de Ordem, filme que mostra alguns dos clichés habituais nos filmes não western com estes dois actores, desde mostrar que Bud não gosta de Terence mas tem que o aturar porque alguém fez deles uma dupla, à pancada forte e feia que distribuíam pelos vilões da trama até à menina bonita pela qual o Hill engraça e promete ajuda num problema que a aflige.

O engraçado nos filmes era perceber que eles eram dobrados em Inglês (no Brasil então eram dublados de novo para o Português do Brasil), já que os actores falavam Italiano e por isso para terem sucesso nos Estados Unidos (e outros Países), procediam a essa dobragem.

O barulho exagerado nas cenas da pancadaria ajudava à coisa também, os murros de Bud (ou as suas estaladas com toda a força) eram quase sempre acompanhados por um efeito sonoro de grande intensidade.

Para além destes filmes com uma temática comum, passadas na cidade ou em locais exóticos, existiam também os Western, onde o maior sucesso da dupla veio com os filmes com Trinitá no seu título. Confesso que não era tão fã destes filmes, mas eram um grande sucesso entre os Pais que gostavam de ver uma boa cowboyada.

Revi há pouco tempo 2 filmes com esta dupla e posso dizer que ainda nos conseguem divertir bastante, as situações absurdas onde os dois se metiam, as picardias fraternais entre os dois com o Hill a conseguir sempre chatear o Spencer ou o enervar de tal modo que acabava por bater em alguém, ou a loucura nas cenas da pancada continuam a ser uma boa escolha para ver numa tarde chuvosa ou num dia solarengo também.













Enviar um comentário Blogger