5


Lembro-me de quando era criança e a minha mãe dizia-me que íamos ao Conde Barão, os meus olhos brilhavam e eu começava logo a pensar no que poderia pedinchar para trazer desse centro comercial onde se podia encontrar de tudo um pouco.

Os Armazéns Conde Barão existiam em Cascais em 2 sítios, um perto do mercado e outro que ficava por trás do Jumbo de Cascais, e que tinha o nome mais moderno de Centro Comercial Conde Barão. Lembro-me de ir a pé pelo Outeiro da Vela e de ver aquela entrada pequena que enganava qualquer um acerca do verdadeiro tamanho que aquilo tinha lá por dentro. Era uma visita certa em tempos de aniversário ou Natal, um dos maiores ícones em Cascais na parte do consumismo a parte da mítica Rua Direita.

A entrada dava-se no piso dedicado à roupa, as campanhas das novas colecções eram apelativas mas lembro-me que sempre foi algo onde nunca perdemos muito tempo. Andava-se por uns corredores estreitos que davam origem a um verdadeiro labirinto onde depois tínhamos que encontrar as secções que procurávamos. A parte preferida da minha mãe era aquela mais ao fundo do Armazém, onde se encontravam todo o tipo de coisas para a cozinha, desde panelas a pequenos electrodomésticos, que não ficava longe daquela onde se vendiam sofás e afins e onde eu ficava sempre sentado enquanto ela escolhia as coisas de que necessitava.

Logicamente que eu fazia força para que fossemos sempre para a parte dos brinquedos, mas nem sempre tive muita sorte nesse departamento. Aliás do que me lembro mais de ter daquele armazém eram k7's e cd's, em especial as colectâneas do momento como o Hit Parade. Infelizmente quando podia apreciar melhor este Armazém, já este começava a entrar em decadência e acabava por falir e fechar no começo da década de 90. Mas nos anos 70 e 80, tanto a loja de Lisboa como a de Cascais eram bem conhecidas e um nome a que ninguém escapava fazendo parte do nosso imaginário junto de outras como a Maconde ou a Braz e Braz. Aos 4 minutos neste vídeo, podem ver um anúncio a esses armazéns.





Enviar um comentário Blogger