2


Fido Dido é uma daquelas personagens que marca o final dos anos 80 e o começo da década de 90, uma personagem que passou de um desenho estampado em t-shirts para uma popular colectânea de músicas, ou apenas uma mascote de uma grande marca de bebida.

Joanna Ferrone e Sue Rose criaram a personagem em 1986, daquelas criações que começou com esboços num guardanapo de restaurante e que rapidamente ganhou uma intensidade e uma vida para além do que as suas criadoras antecipavam. Elas começaram a estampar a personagem numas t-shirts que eram bastantes populares em Nova York, e em 1988 venderam a licença para a Pepsi Co. que a colocou então como mascote da sua bebida efervescente, a 7up.

Ela começou a esmorecer mas ganhou nova vida no começo da década de 90, aparecendo com sucesso em diferentes anúncios de Televisão e a expandir-se para outros meios como sendo uma tira de BD numa revista juvenil de sucesso, ou um jogo para o Sega Mega Drive.

Por cá teve bastante sucesso como uma colectânea de músicas populares em cd ou k7, tomando o lugar de outras colectâneas como o Hit Parade entre outros.

Tinha as músicas que mais passavam na rádio na altura, sendo sempre mais incidente no Pop do que no Rock. Os cd's chegavam a ser duplos o que dava para termos muito o que escutar sem necessitarmos de estar a gravar as músicas das estações de rádio.



Mesmo assim a Pepsi decidiu substituir a personagem por outra que não tinha o mesmo carisma, o Cool Spot, talvez pelo receio do ar muito 80's e "early 90's" do Fido, com a sua T-shirt de surfista e sempre associado a desportos como o Surf ou a andar de Skate. Na década de 2000 voltou a aparecer nas latas de 7up e a ganhar de novo algum destaque no mercado.

Sempre gostei da personagem, acho uma das mais carismáticas de sempre, daquelas que dava sempre vontade de tentar desenhar (por ser relativamente fácil de copiar), e com um ar que retratava os anos onde foi popular na perfeição.




Enviar um comentário Blogger