3

Fawlty Towers foi uma das melhores comédias Britânicas de sempre, conseguiu em apenas 12 episódios influenciar gerações de comediantes e deixar saudades em todos que a assistiram.

A série foi produzida pela BBC e transmitida entre 1975 e 1979, sendo transmitida pela RTP em horário nobre durante a década de 80. Fawlty Towers teve 2 temporadas com 6 episódios cada, ganhou diversos prémios Bafta e foi um sucesso junto da crítica especializada e do público em geral, tanto que em diversas votações recentes continua a ser considerada uma das melhores comédias de todos os tempos.

John Cleese era Basil Fawlty, um dono de hotel que tentava desesperadamente subir na vida e que não tinha paciência nenhuma para os pedidos dos seus hóspedes comuns e ansiava por receber outro tipo de clientela. Morria de medo da sua esposa Sybill (Prunella Scales), que era mais eficiente e inteligente que ele e era também muito energética.



Polly Sherman (Connie Booth) era a voz da razão naquele hotel caótico, era de longe a empregada mais eficiente (apesar de por vezes se meter em sarilhos quando tentava encobrir os erros de Basil), sendo que por vezes expressava bem alto as suas frustrações por aquilo tudo. Já Manuel (Andrew Sachs) era a estrela da companhia junto do público, um criado Espanhol bastante desastrado e com poucos conhecimentos sobre os costumes Ingleses, já para não falar da língua Inglesa que falava com muita dificuldade o que tornava tudo ainda mais divertido.

Manuel era bem intencionado, mas levava Basil à loucura e era constantemente agredido por este, tanto verbalmente como fisicamente. Apesar de tudo, Manuel sente-se grato por ter emprego, apesar de ter medo do seu patrão. A violência física na série chegou a deixar mazelas no actor, como numa vez que utilizaram uma frigideira verdadeira para o deixar inconsciente, ou ter ficado queimado com químicos que fariam a sua roupa pegar fogo numa cena.

Uma excelente série, com grandes momentos e diálogos engraçados que justificam o seu lugar no panteão das séries de humor do Reino Unido.
















Enviar um comentário Blogger